Sábado, 15 de Março de 2008

Letra A

Arritmias - podem ser divididas em quatro grandes categorias gerais: ritmo variável, batimentos suplementares e pausas, ritmo rápido e bloqueios cardíacos.

 

Arritmia sinusal - verifica-se a existência de ondas P idênticas no traçado, demonstrando que o início do foco é no átrio, precisamente no nódulo sinusal, porém em ritmos diferenciados. Pode indicar a doença coronariana.

 

Átrio esquerdo ou aurícula esquerda – cavidade do coração que recebe o sangue arterial, proveniente das veias pulmonares. Este sangue é enviado para o ventrículo esquerdo, de quem é separado pela válvula mitral.

 

Átrio direito ou aurícula direita - cavidade do coração que recebe o sangue venoso (pobre em oxigénio), proveniente da veia cava inferior e veia cava superior.  Este sangue é enviado para o ventrículo direito, de quem é separado pela valva tricúspide. No átrio direito encontram-se duas estruturas importantíssimas para o automatismo cardíaco: o nódulo sinusal (SA)l e o nódulo atrioventricular (AV). O nódulo sinusal situa-se próximo da veia cava superior enquanto que o nódulo AV está próximo da valva tricúspide.

 

publicado por bioengenhariaestgp às 23:45
link do post | comentar | favorito

.o nosso curso

.pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Bioengenharia na ESTG de ...

. Introdução sobre a Bioeng...

. A História da Bioengenhar...

. Glossário de Termos relac...

.Arquivo

. Março 2008

.Glossário

. Glossário de Termos relac...

. Letra A

. Letra B

. Letra C

. Letra D

. Letra E

. Letra F

. Letra G

. Letra H

. Letra I

blogs SAPO

.subscrever feeds